top of page

Exames e Procedimentos

VEMP

O Potencial Evocado Miogênico Vestibular - Vestibular Evoked Myogenic Potential - (VEMP) avalia a resposta muscular decorrente de estimulação auditiva. Essa resposta neural é um arco reflexo de três neurônios que envolvem a orelha interna, o tronco encefálico e a via vestíbuloespinhal. Esse arco-reflexo está envolvido na manutenção do equilíbrio corporal. O VEMP é formado por respostas miogênicas ativadas por estimulação sonora ou galvânica e registradas por eletromiografia de superfície. A estimulação auditiva com sons de elevada intensidade é a técnica mais utilizada, sendo a resposta captada na musculatura cervical na vigência de contração muscular.

O Potencial Evocado Miogênico Vestibular – (VEMP) é um exame complementar em estudos otoneurológicos realizado por meio da captação de um potencial eletromiográfico, decorrente do estímulo acústico, que analisa a resposta muscular. É um exame objetivo, não depende da resposta do paciente, não invasivo, de fácil execução, rápido e não traz desconforto, como a tontura.

Este exame é importante para o diagnóstico das disfunções labirínticas, ele avalia de forma simples e eficiente o funcionamento das estruturas, o sáculo e o nervo vestibular inferior, através do cVEMP (cervical), e o Utrículo e Nervo Vestibular Superior, através do oVEMP (ocular).

Indicado para diagnóstico e monitoramento diferencial das desordens vestibulares de origem central e periférica, como trauma acústico, deiscência do canal vestibular superior, degeneração espinocerebelar, tumor do ângulo pontocerebelar, esclerose múltipla, doença Menière, neuronite vestibular, enxaqueca basilar, acidente vascular encefálico e vertigem posicional paraxística benigna.

bottom of page