top of page

Exames e Procedimentos

Raio X
O que é o Raio-X?

O exame de raio-X é um procedimento para diagnóstico médico. Ele é feito usando radiação ionizante, que utiliza os raios X para gerar uma imagem médica (radiografia) de diferentes partes do corpo humano.

 

Para que serve o Raio-X?

O exame de raio X pode ser usado para diversas partes do corpo e com finalidades diagnósticas muito diferentes. Pode ser feita uma radiografia do tórax, dos ossos ou dos seios da face, por exemplo.

Como é feito o Raio-X?

O exame de raio-X é feito por um técnico de radiologia e depois analisado por um médico. Há posicionamentos diferentes para realizar o exame, dependendo da região do corpo que é preciso analisar.

 

Quando o Raio-X é indicado?

A radiografia é indicada em diversas situações, dependendo da parte do corpo que é preciso analisar. A tecnologia de raios X é usada para examinar muitas partes do corpo, como:

 

  • Ossos e dentes

    • Fraturas e infecções: Na maioria dos casos, fraturas e infecções em ossos e dentes aparecem claramente em raios X

    • Artrite: Raio-X das articulações podem revelar sinais de artrite. Raio-X tomados ao longo dos anos podem ajudar o seu médico a determinar se a sua artrite está piorando

    • Cárie dentária: Dentistas usam o raio-X para tirar fotos dos dentes e mandíbula e verificar se há cavidades

    • Osteoporose: Tipos especiais de exames de raio-X podem medir a densidade óssea

    • Câncer nos ossos: o exame de raio-X podem revelar tumores ósseos.

  • Peito

    • Infecções ou condições pulmonares: Evidências de pneumonia, tuberculose ou câncer de pulmão podem aparecer nas radiografias de tórax

    • Câncer de mama: A mamografia é um tipo especial de exame de raio-X utilizado para examinar o tecido mamário

    • Coração aumentado: Este sinal de insuficiência cardíaca aparece claramente no exame de raio-X.

    • Vasos sanguíneos bloqueados: Alterações no fluxo sanguíneo para os pulmões e coração podem ser vistas em radiografias de tórax.

  • Abdômen

    • Problemas do trato digestivo: O bário, um meio de contraste fornecido em uma bebida ou um enema, pode ajudar a revelar problemas em seu sistema digestivo

    • Itens ingeridos: Se o seu filho engoliu algo como uma chave ou uma moeda, um raio X pode mostrar a localização desse objeto.

Quando o Raio-X é contraindicado?

O raio-X é contraindicado para pessoas que não podem ser expostas à radiação. Existe uma contraindicação clássica que é para gestantes, principalmente em uma fase inicial da gravidez, porque a radiação pode ter efeitos maléficos sobre o feto. Em uma fase mais avançada da gravidez pode ser realizado o exame de raio-X, desde que se cubra o abdômen da gestante com uma manta a base de chumbo, evitando que a radiação tenha contato com o bebê.

Qual o preparo do paciente para fazer um exame de Raio-X?

Para o raio-X diagnóstico de pulmão, seios da face ou ossos não é necessário nenhum preparo. Já em radiografias contrastadas podem ser necessários preparos especiais. Se o contraste for feito por via oral, é pedido o jejum e, caso seja um exame para avaliar o intestino, é necessária uma limpeza intestinal, com uma dieta específica para o exame, para que não haja muito resíduo alimentar. Se for contraste na veia - indicado para avaliação dos rins, por exemplo - o paciente também precisa estar em jejum, para reduzir eventuais efeitos colaterais do contraste.

*Minha Vida

https://www.minhavida.com.br/saude/tudo-sobre/33102-raio-x

bottom of page